Perfil de Eiichiro Oda

  

Eiichiro Oda é um mangaká, sendo mais conhecido como criador da série One Piece. É casado com Chiaki Inaba, que interpretou a personagem Nami durante as performances de palco de One Piece no festival Jump Festa.

Biografia

Em criança, Oda foi inspirado por vikings e aspirou tornar-se um mangaká. Ainda novo, enviou um personagem criado por ele mesmo chamado Pandaman para um mangá clássico de Yudetamago, Kinnukuman que foi utilizado num capítulo do mangá como também mais tarde voltou mas como figurante recorrente nos trabalhos do próprio Oda.

Com 17 anos de idade, inspirado pelo faroeste como Os Jovens Pistoleiros, Oda escreveu Wanted!, obra que levou cerca de 4 meses para ser concluída. Wanted! ganhou diversos prémios, incluindo o segundo lugar no cobiçado Prémio Cultural Osamu Tezuka, rendendo ao Oda ¥ 500.000, valor o qual ele dividiu com seus pais.

Isso proporcionou-lhe um emprego na revista Weekly Shonen Jump, onde inicialmente trabalhou como assistente da série Shinobu Kaitani Suizan Police Gang, logo em seguida indo trabalhar com Masaya Tokuhiro, auxiliando-o nos títulos Jungle King Tar-chan e Mizu no Tomodachi Kappaman, que lhe deu uma influência inesperada no seu estilo artístico.

Aos 19 anos, ele trabalhou como assistente de ''mangaká'', junto a Hiroyuki Takei, criador de Shaman King, para Nobuhiro Watsuki no também famoso mangá Rurouni Kenshin onde se inspirou a fazer o famoso caçador de recompensas Roronoa Zoro um dos espadachins do seu mangá. Durante este período, ele desenhou duas histórias de pirataria curtas, chamadas "Romance Dawn", que o inspirou a criar One Piece. Em 1997, One Piece apareceu pela primeira vez na revista Shonen Jump e rapidamente se tornou num dos mangás mais populares do Japão.

São notórias algumas homenagens feitas pelo autor a alguns ídolos refletidas no seu trabalho. Exemplos disso são nos nomes de personagens como Marshall D. Teach (nome verdadeiro do rapper americano Eminem é Marshall). Há também outras referências aos seus ídolos que não somente nomes, mas também aparências: o design, por exemplo, dos vilões de One Piece, Enel, Jango e Spandam são, respectivamente, homenagens a Eminem, Michael Jackson e possivelmente a WWE Wrestler Mankind.

Oda também teve a sua participação no anime One Piece onde deu voz ao personagem "Odacchi" - apelido pelo qual o próprio Oda é conhecido - num curto temático de futebol.
De acordo com uma entrevista de Oda para a Shonen Jump, o seu vilão favorito de One Piece é Buggy, o Palhaço. Ele chegou a brincar que Buggy foi literalmente colocado ali de qualquer jeito, numa referência ao poder da Akuma no Mi atribuída ao personagem.

A sua maior influência é Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball e Dr. Slump.
Em 2007, Oda desenvolveu para a Shonen Jump, em parceria com Toriyama, uma história curta, composta por apenas um capítulo (one-shot) chamada Cross Epoch, na qual era feito um crossover entre personagens das mais famosas séries de ambos, One Piece e Dragon Ball.

Em 2013, Oda lançou em parceria com Toriyama e Mitsutoshi Shimabukuro (Criador de Toriko) um especial entre One Piece, Dragon Ball Z e Toriko.


Trabalhos

One Piece (1997 - atualmente)
Wanted! (1998 - composto por uma coleção de one-shots)
Wanted! (1992)
God's Present for the Future (1993)
Itsuki Yakou (1993)
Monsters (1994)
Romance Dawn (1996)
Dragon Ball X One Piece: Cross Epoch (2006)
One Piece x Toriko (2011)


Curiosidades

Oda tem uma coleção de figuras de ação de celebridades americanas. Não há dados concretos sobre a renda anual de Oda.

O programa de TV japonês Baka Furi estimou que Oda provavelmente fatura por volta de 3,1 biliões de ienes anualmente através da audiência do anime, comissões, licenciamentos internacionais e merchandising.

Dados Gerais

Data de nascimento: 1 de Janeiro de 1975. 
Local de nascimento: Cidade de Kumamoto. 
Signo do Zodíaco: Capricórnio. 
Signo do Zodíaco Chinês: Coelho. 
Grupo sanguíneo: A. 
Personagem favorito: Luffy. 
Segunda personagem favorita de One Piece: Gaimon. 
Vilão favorito de One Piece: Buggy o palhaço. 
Ilustração de uma peça favorita: "Be Happy/One Piece", em que Luffy, Zoro, Nami, Usopp e Sanji estão sentados num urso polar (nas páginas 83-84 Color walk Book 1). 
Artista de mangá que mais o influenciou: Akira Toriyama. 
Animal favorito: Os cães grandes e calmos. 
Vídeo jogo favorito: Puyo Puyo. 
Música Favorita: Soul of the 70s. 
Gosta de desenhar: Animais, especialmente inventados. 
Odeia: O talento oculto das baratas: fazer um bom café. 
Lugares que já visitou: Japão, América.
Pirata favorito da vida real: Barba Negra (Edward Teach).


Estúdio de Oda



 

Créditos: Wikipédia